Você sabia que a obesidade está diretamente relacionada ao surgimento do Diabetes Tipo 2? Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes mais de 425 milhões de pessoas têm diabetes no mundo, sendo que 13 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil, o que representa 9% da população brasileira.
Para o tratamento desta doença silenciosa, em dezembro de 2017, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou resolução que traz novas regras e amplia a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com diabetes.
Com a nova resolução do CFM, pacientes com IMC (índice de massa corporal) entre 30 kg/m2 e 34,9 kg/m2, poderão ser elegíveis para se submeter a esse procedimento se apresentarem: idade mínima de 30 anos e máxima de 70 anos; diagnóstico definido de diabetes tipo 2 a menos de 10 anos e apresentar refração comprovada ao tratamento clínico. Nesses casos a cirurgia mais indicada é o Bypass Gástrico, por apresentar melhores resultados de controle da doença.
A cirurgia metabólica é segura e apresenta resultados positivos de curto, médio e longo prazos, diminuindo a mortalidade de origem cardiovascular e aumentando a qualidade de vida desses pacientes.