About Us

We must explain to you how all seds this mistakens idea off denouncing pleasures and praising pain was born and I will give you a completed accounts of the system and expound.

Contact Info

123/A, Miranda City Likaoli Prikano, Dope United States

+0989 7876 9865 9

info@example.com

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Doença do Refluxo Gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE, é uma doença do trato digestivo, caracterizada por um refluxo ácido crônico, que ocorre quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago.
A DRGE é uma condição comum, que afeta cerca de 50% da população brasileira semanalmente.

Sintomas da DRGE

A DRGE é geralmente uma doença tratável, mas muitas pessoas não sabem que sofrem dela, pois seus sintomas são associados a outros problemas.
Os sintomas mais comuns da DRGE incluem:

  • Azia
  • Regurgitação
  • Dor ou desconforto no peito
  • Tosse crônica, garganta inflamada e/ou rouquidão
  • Distúrbios do sono e sintomas noturnos
  • Eructação
  • Náuseas

 

Apresentar sintomas de refluxo eventualmente é normal, especialmente depois de uma grande refeição. Caso os sintomas ocorram frequentemente, então a pessoa provavelmente possui a DRGE, mas a confirmação do diagnóstico é por meio de exames.

 

Quando o diagnóstico e o tratamento são adiados, a DRGE crônica pode aumentar seu risco de desenvolver complicações graves, incluindo o esôfago de Barrett e o câncer de esôfago.

O que causa um refluxo ácido?

Quando o esfíncter esofágico inferior (EEI), a válvula entre o esôfago e o estômago, não funciona bem, ocorre o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago. A válvula do esfíncter esofágico inferior (EEI) é projetada para abrir apenas quando você engole, para permitir que o alimento passe para o estômago. A válvula fecha para bloquear o conteúdo do estômago em todos os outros momentos. O refluxo ácido surge quando a válvula do EEI está enfraquecida ou não fecha corretamente, permitindo que o ácido do estômago suba para o esôfago.


Comer uma refeição grande pode fazer com que o estômago se distenda e comprometa temporariamente o funcionamento da válvula do EEI. Outros fatores que levar a esta condição são:

  • Obesidade
  • Estresse
  • Consumo de alimentos específicos, como frituras, alimentos gordurosos, café, bebidas gaseificadas, alimentos muito temperados ou chocolate
  • Tabagismo
  • Hérnia de hiato

Hérnia de Hiato

Para chegar até o estômago, o esôfago passa pelo hiato – um orifício do músculo diafragma que separa o tórax do abdômen. Se este orifício está mais alargado, mais frouxo do que deveria ser, a parte superior do estômago acaba deslizando para dentro do tórax, formando a chamada hérnia de hiato. E essa condição pode intensificar o refluxo.

Como tratar o refluxo?

Mudança de hábitos

  • EVITE FUMAR. O cigarro diminui a proteção da mucosa do esôfago.
  • Evite deitar ou fazer esforço com o estômago cheio, só deitar após período de 2 a 3 horas após a última refeição do dia.
  • Evite encher demais o seu estômago (isso facilita a ocorrência do refluxo), coma mais vezes ao dia, mas sempre em pequenas quantidades.
  • Eleve a cabeceira da cama, principalmente se costuma ter azia durante a noite. Utilize um calço de 15 cm, evite usar travesseiros (pode machucar a sua coluna).É a cama mesmo que tem que ficar elevada.
  • Perca peso se estiver acima do seu peso ideal e evite usar roupas apertadas (nestas condições o seu estômago pode ser comprimido e facilitar o refluxo).
  • Moderar a ingestão dos seguintes alimentos na dependência da correlação com sintomas: frituras, gordurosos, cítricos, café, chá, bebidas alcoólicas e/ou gasosas, menta, hortelã, tomate, condimentados (pimenta, cebola e alho) e chocolate.

Tratamento medicamentoso

Os medicamentos mais utilizados via de regra são os IBPs (inibidores de bomba de próton: omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, dexlansoprazol e outros) que inibem a produção do ácido do estômago. Após o início do uso da medicação, os sintomas de queimação desaparecem em até uma semana e as lesões do esôfago podem curar em dois ou três meses.

Tratamento Cirúrgico

A cirurgia de Hérnia de Hiato, ou do refluxo, é indicada para pacientes que voltam a ter sintomas logo após o final do tratamento medicamentoso, ou seja, que não conseguem ter adequada qualidade de vida sem o uso dos medicamentos.
Esse procedimento cirúrgico consiste na realização de um reforço no hiato esofágico associado a confecção de uma válvula utilizando o fundo do estômago, abraçando o esôfago.

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?